Rafael Oliveira

Repensando meu relacionamento com a tecnologia

Decidi deletar meu Instagram e repensar meu relacionamento com as redes sociais - e com a tecnologia como um todo.

Mas por quê?

1. A natureza viciante

Eu estava objetivamente viciado nas redes sociais, a ponto de ter dificuldade de parar, mesmo não gostando mais da experiência. No fundo, esse foi o principal motivo de decidir abandonar completamente a plataforma.

2. Mais uma rede de entretenimento do que de relacionamento

Outro ponto que tem me incomododado bastante é que o "social" das redes sociais não existe mais. Na verdade, o que temos são redes de compartilhamento de conteúdo de entretenimento. É só comparar o tempo que você gasta no Instagram Reels com o tempo que você passa realmente se conectando com seus amigos pelo Instagram.

Quero gastar meu tempo criando relacionamentos reais.

3. A poderosa mão do algoritmo

A verdade é que você não escolhe o que vê nessas plataformas, o algoritmo escolhe pra você.

Lá nos primórdios do Instagram, o feed principal era o cronológico. Nele, você via - em ordem cronológica - o que as pessoas que você seguia haviam postado. Simplesmente. Hoje, o algoritmo é pensado para te manter preso na plataforma, usando análises complexas para te dar exatamente o que vai te dar aquela sensação de prazer.

A partir de agora, eu quero controlar o que vejo ou deixo de ver, e isso envolve me retirar dessas plataformas.

E agora?

Bom, eu sei que agora não vou poder me conectar com as pessoas que estão ali. Por isso, se você quer manter contato comigo, me manda um alô!

Além disso, se você quiser se manter informado sobre os projetos que estou trabalhando, como meu projeto de aprender alemão do zero (que vou documentar por aqui), e meu projeto de criar uma comunidade de aprendizado de idiomas (que também será documentado aqui), você pode se inscrever no meu Feed RSS ou se inscrever pra receber meus novos posts por email!

Por favor, me diga o que você acha sobre isso!

Até a próxima

- Rafael

#portugues #reflexoes