Projeto Alemão #0 - Aprendendo alemão do zero
escrito entre os episódios #2 e #3
Olá, amigos! Bem vindos ao episódio #0 do Projeto Alemão, onde eu me proponho a estudar um idioma do zero, aplicando os métodos que utilizo com os estudantes de inglês com quem trabalho.
No episódio de hoje:
- apresentação do projeto;
- métodos e materiais que estou utilizando.
Espero que você possa aprender algo e se divertir com essa jornada!
O que é o Projeto Alemão?
O Projeto Alemão é um relato semanal em tempo real das minhas experiências aprendendo o idioma alemão sem nenhum conhecimento prévio. Estou começando do zero! Quero compartilhar minhas experiências e registrar meu progresso com vocês, para entreter, inspirar e, quem sabe, ajudar vocês a aprenderem com meu processo.
Por que estou fazendo isso?
Após anos ajudando pessoas a aprender inglês, senti a necessidade de me dedicar novamente a aprender um idioma do zero, utilizando os métodos que eu procuro aplicar com os alunos com quem trabalho.
Como fazia tempo que tinha tido essa experiência pela primeira vez, confesso que havia esquecido dos desafios e dificuldades que um iniciante pode enfrentar, e queria passar por isso novamente. Assim, o Projeto Alemão surgiu!
Por que alemão?
Eu já havia tido essa ideia antes, mas sem muito sucesso na implementação. Dessa vez, escolhi o alemão, pela sua diferença considerável do português e porque conhecia práticamente nada do idioma, talvez uma ou outra palavra, mas nada consistente.
O método
Para esse projeto, o método que estou utilizando é um método input-based, ou seja, o cerne do estudo é ler e ouvir o alemão o máximo possível, sempre com compreensão, claro. De nada adianta ouvir e ler um monte sem entender nada. Para isso, estou utilizando ferramentas simples, como uma ferramenta de tradução online.
Na prática, encontro um material em alemão (veja quais abaixo) e leio, procurando entender o que está sendo dito, pesquisando a tradução e, quando disponível, escutando a narração dos textos. Procuro também observar padrões e absorver como a língua funciona e, caso tenha alguma dúvida, pesquiso. Não dou nenhuma atenção à gramática, só quando alguma dúvida surge.
Através desse simples sistema, a ideia é aumentar gradualmente o vocabulário e a compreensão do idioma através da exposição constante e frequente. Atualmente, não me preocupo com a memorização das palavras (saiba mais no episódio #2) e no momento (até os eventos do episodio #2) ainda não tive nenhuma prática de fala.
Os materiais
- Lista de frases
Quando iniciei o projeto, meu objetivo era começar a falar desde o começo, o que acabou não acontecendo, mas me levou a construir uma lista de frases basicas ("Olá", "bom dia", "você pode repetir?", etc) e tentar memorizá-las.
Isso mudou. No episódio #2, explico melhor o por quê.
- Materiais para consumo
Além das frases, comecei a pesquisar por materiais de leitura para iniciantes no alemão.
Uma simples pesquisa em inglês no Google me retornou resultados interessantes. Não filtrei muito, só adicionei a uma lista e comecei pelo que me chamou mais a atenção. Os materiais foram todos gratuitos.
- O bom e velho tradutor
O Google Tradutor foi meu tradutor de escolha para começar os trabalhos.
E esses foram os materiais que comecei utilizando!
Próximos passos
Após essa apresentação, espero atualizar essa série semanalmente, ou a cada 10 horas de estudo, relatando o que descobri, o que aprendi, o que tentei, meus erros e meus acertos.
Caso você queira fazer alguma pergunta especifica ou me dar alguma dica, você pode entrar em contato por aqui!