Rafael Oliveira

Documente sua jornada

Eu gosto muito de diários. Aqueles onde pessoas relatam as coisas ordinárias do seu dia a dia, seu sentimentos, seus conflitos, suas vitórias.

Temos o privilégio de ter alguns deles preservados, e outros sendo escritos agora mesmo! Na minha opinião, faz muito sentido mantermos registros da nossa vida, ou, pelo menos, de algumas partes dela.

Existem muitos tipos de "diários". Alguns são, como o nome sugere, notas diárias sobre a vida. Outros, porém, são usados para registrar situações específicas, como um projeto ou viagem, por exemplo.

Eu gosto muito desse primeiro tipo de diário. Como alguém que gosta muito de história e genealogia, eu gostaria de ter mais informações sobre a vida dos meus antepassados, por exemplo.

Imagina saber como foi a infância deles, onde moraram, quem conheceram, como reagiram a eventos marcantes da época e sei lá o que mais! Realmente seria muito interessante.

Porém, quero falar do outro tipo de diário, aquele onde alguém registra algo simples, seu progresso em alguma atividade ou projeto, como um estudante de desenho, alguém aprendendo um instrumento, um programador criando seu primeiro jogo ou um cara sozinho construindo sua própria casa no mato. Confesso que gosto bastante de ver vídeos sobre esses dois últimos temas.

A ideia desse tipo de diário é manter um registro do progresso em alguma habilidade ou empreitada, o que pode ser bastante enriquecedor tanto para quem produz quanto para quem consome.

São pessoas normais, fazendo coisas simples, mas através desse registro é possível olhar pra trás e ver melhorias graduais, pequenas, quase que imperceptíveis, mas que com o tempo fazem toda a diferença.

Toda jornada é legal e vale a pena ser registrada, mesmo que só você mesmo veja. Porém, caso você decida compartilhar, sua história pode ajudar outras pessoas a construir algo, vencer desafios que você passou e até mesmo inspirar novas ideias!

Eu, apesar de há muito não manter um diário da minha vida pessoal, quero registrar um pouco do meu progresso em alguns dos meus projetos, como meu aprendizado de alemão, que preciso começar a escrever, e meu projeto de criar uma comunidade de aprendizado de idiomas! (Primeiro post em breve)

Espero manter esses registros para mim mesmo, mas também para que outros possam ler, e, quem sabe, se divertir, ou até mesmo aprender alguma coisa!

Este post é um incentivo para que você documente sua jornada. Seja sua vida pessoal, seja um projeto que você esteja desenvolvendo, seja o que for. Documente. Quem sabe daqui 5, 10, 20 ou 50 anos você tenha ótimas memórias para recordar.

Use um caderno caso queira manter seus registros privados, mas caso queira publicá-los na internet, use um site como o Blogger ou até mesmo o Bear, que eu uso para escrever esses textos que você encontra aqui. É gratuito e bem rápido e prático.

Independente da plataforma que você escolher, caso você decida publicar sua jornada, manda pra mim! Eu quero muito acompanhar o que você tem feito.

Aguardo seu contato por aqui.

#portugues #reflexoes