Axios #1 - Axios Zero: o primeiro projeto da Axios a sair do papel
Olá, amigos! Bem vindos ao episódio #1 do Projeto Axios, onde eu me proponho a compartilhar minha jornada criando uma comunidade de estudo de idiomas.
No episódio de hoje: Axios Zero.
Depois de muitos anos pensando, orando, planejando e procrastinando estudando, acredito que tenha chegado a hora de colocar o primeiro projeto da Axios no mundo: o Axios Zero.
Não tenho muita experiência em concluir coisas, mas meu portfólio de ideias que não vieram a luz (ainda) é extenso. Talvez esse seja o primeiro passo (ou o passo zero, como gosto de chamar) que preciso para começar a tirar as coisas do papel. Que Deus me ajude!
A ideia desse post é compartilhar um pouco dessa ideia em seu estágio embrionário e, espero, ver como ela irá se desenvolver ao longo do tempo. Meu desejo é que essa série seja útil e divertida.
O que é o projeto?
O projeto da Axios não é novo. Na verdade, já está há uns 6 anos no meu coração. Quero contar essa história, mas em outro momento.
Em resumo, a ideia é construir uma comunidade de aprendizado de idiomas, onde as pessoas possam se reunir e colaborar uma com as outras, através de um método, para se desenvolver. (série sobre aprendizado de idiomas está sendo escrita agora mesmo)
O pilar principal é a comunidade. Quero me afastar do universo de cursos online e individuais, e promover um ambiente de colaboração e interação. Afinal, pra mim, as pessoas são a parte mais legal de aprender um idioma!
É um sonho grande, que se assemelha a uma escola de idiomas em estrutura, mas não tanto em comportamento. Porém, tudo precisa de um começo. Rufem os tambores... Axios Zero!
O passo zero
Quem tem grana pra investir tem como começar do passo 1. Quem não, começa do passo zero. Pouco investimento, barreiras baixas, aplicação fácil, melhorias iterativas e muito aprendizado.
O Axios Zero é o MVP da Axios. E a ideia é simples:
- encontre pesosas que queiram desenvolver seu inglês juntas 1x na semana;
- encontre um espaço que comporte esse grupo de pessoas;
- desenvolva um material que proponha e promova discussões;
- incentive a colaboração, e veja no que dá. Repita o processo e aprenda com os erros.
E tudo de graça! Mais sobre isso em breve.
É isso. Na teoria, simples de aplicar, aprender algo com isso e melhorar. Se Deus quiser.
O importante é estarmos juntos, é incentivar a comunicação e colaboração.
O que tenho até o momento?
Até agora, tenho a ideia nesse formato atual, além de alguns pensamentos sobre como categorizar as pessoas em "níveis" - termo que não gosto de usar. Em resumo, algo como as faixas do Jiu Jitsu ou outras artes marciais, que são usadas para declarar o nível de experiência e habilidade de cada um. Pensei em algo desse jeito:
- Branca - Não consegue se comunicar ou consegue com muitas dificuldades.
- Cinza - Se comunica com limitação, mas tem uma certa experiência.
- Preta - Se comunica com fluência ou conforto.
- Azul - "professores" (eu) e quem for julgado experiente e capaz de ajudar os outros com precisão e proficiência.
O importante é que essas "faixas" não servem para dividir ninguém, mas para que o mais experiente saiba lidar com o menos experiente e aprenda a ajudá-lo em seu desenvolvimento também.
Além da ideia, tenho a fé e a experiência de dar aulas, apesar de não tanto com grupos maiores. Eis a necessidade de pôr pra rodar e aprender com os problemas e as avaliações dos participantes.
No que estou trabalhando no momento?
Bom, com a ideia esboçada, estou tentando encontrar um lugar que eu consiga juntar uma galera. Alugar está fora de cogitação (lembra da história do passo zero?), então estou indo atrás de cafeterias na cidade, mas estou aberto a outras opções. O que acham?
Qual o próximo passo?
Está no meu radar de tarefas:
- realmente bater o martelo em um lugar pra ficarmos;
- planejar um sistema de apoiadores, já que o Axios Zero é, por definição, gratuito; (aceito sugestões!)
- produzir os materiais de divulgação e o sistema de avaliação, e pôr pra rodar.
É uma ideia ambiciosa a longo prazo, mas aparentemente simples a curto prazo. Agradeço a Deus por finalmente estar conseguindo tirar esse sonho do papel, afinal, Axios é a palavra grega para se referir a Jesus em Apocalipse 5:9:
e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
Ele é o Axios original.
Estou documentando o processo, mas se algum leitor quiser dar seu pitaco, manda bala. É só me chamar por aqui.
- Até a próxima!